quinta-feira, 24 de maio de 2012

HISTÓRICO

A NOSSA ESCOLA

A Escola Municipal Mestre Ataíde foi criada em 1972, pelo prefeito em execrcício, Dr. Oswaldo Pieruccetti. O loteamento da EMMA foi adquirido em 1949 pela prefeitura de Belo Horizonte do casal Francisco Balbino Almeida e Alzira Baeta de Noronha. Essa aquisição foi destinada a duas finalidades: Lixão da região Oeste e Parque Florestal do Bairro Betânia. Em 1972 as exigências de infra-estruturas educacionais mudam os planos da PBH e o loteamento é novamente redividido em Parque Florestal do Bairro Betânia, acima, a Escola Municipal Mestre Ataíde e Campo Público de Futebol logo acima da EMMA. Em 1972,a EMMA iniciou sua atividades com classes da 1ª a 8ª série e só em 1981 a escola recebe o título de “Escola Polo” iniciando assim o Projeto Matrícula para 2º grau,atual Ensino Médio, que unificou as redes estadual e municipal de ensino daquela época. O 2º grau iniciou-se em 1990 com os cursos que naquela época eram divididos em Científico e Contabilidade. Em 1991, cria-se a rádio CNB que passa a ocupar a área onde era o antigo lixão. Em 1994,iniciou-se a Educação para Jovens e Adultos( EJA),cursinho Pré-vestibular e Pré- CEFET. Esses cursos permaneceram até o ano de 2007. Hoje a escola ocupa uma área de 15.000m₂ e está entre as maiores da Prefeitura de Belo Horizonte.Funciona nos três turnos com Ensino Fundamental, O7 turmas de Ensino Médio e com os seguintes projetos: Projeto Escola Integrada –O programa utiliza o conceito de territorialidade como ponto de partida para ampliar a jornada escolar dos estudantes para 9 horas diárias, potencializando a ocupação e apropriação dos espaços de convívio nas comunidades. Para isso, conta com a participação de agentes culturais e universitários, que ministram oficinas nas mais variadas áreas do conhecimento. Projeto Floração – Projeto destinado a jovens com idade de 15 a 19 anos, que se encontram em situação de distorção idade-ano de escolarização. Projeto Escola Aberta - Consiste na abertura da escola nos finais de semana. Fundamenta-se na interlocução entre a escola e a comunidade, otimizando os espaços escolares para desenvolvimento de atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e oficinas de geração de renda e qualificação profissional, com prioridade para a integração com a comunidade escolar. Projeto de Intervenção Pedagógica – Reforço de português e Matemática para alunos que estão abaixo da média exigida pela SMED. Projeto de Inclusão Escolar – Atendimento especial para alunos com deficiência. Nessas quatro décadas, foram incorporadas mudanças educacionais e implementação de projetos com uma única finalidade: oferecer uma educação de qualidade para formar cidadãos conscientes e respeitáveis.

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