sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Inscrições para a 3ª Jornada Literária da Rede Municipal de Educação abertas até 30 de agosto

A Secretaria Municipal de Educação(SMED) recebe, até 30 de agosto, inscrições para a 3ª Jornada Literária da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Nesta edição o tema é é Histórias de Famílias”. Podem participar as escolas que desejam produzir um livro com textos literários de estudantes do 3º ciclo, em Língua Portuguesa e Língua Inglesa (categorias 1 e 2, respectivamente), relato individual de prática pedagógica com a Oficina “Histórias de Famílias” do professor de Língua Portuguesa, Arte ou Língua Inglesa (categoria 3) e relato individual de participação na 3ª Jornada Literária do profissional que atua na biblioteca: bibliotecário, auxiliar de biblioteca ou professor em readaptação funcional (categoria 4).

A 3ª Jornada Literária busca desenvolver as capacidades de escrita e leitura contidas nas Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação. Valoriza o letramento literário como importante instrumento de aprendizagem e ensino nas disciplinas Língua Portuguesa e Inglesa, explorando os gêneros textuais contos, poemas e imagens para o desenvolvimento da temática Histórias de Família. Os autores dos textos e ilustrações são são os estudantes.

Haverá duas fases: escolar e municipal. Na fase escolar, que ocorre até outubro de 2013, os professores desenvolverão oficinas sobre o tema da 3ª Jornada para que os estudantes produzam os textos/livros. A municipal compreende o envio do(s) livro(s) para a SMED até o dia 18 de novembro. Os livros serão selecionados por uma comissão. As cinco melhores obras da categoria 1 e 2 e as três melhores obras das categorias 3 e 4 receberão certificado de participação.

O projeto

A Jornada Literária é uma ação educativa, integrante do Projeto 3º Ciclo - Sujeitos e Práticas, que tem como objetivo final a produção de um livro literário. A obra se caracteriza pelo trabalho coletivo e as atividades são planejadas e debatidas nos Laboratórios de Aprendizagem de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte. Em 2011, em sua primeira edição, as escolas do 3º ciclo produziram 59 livros com o tema Histórias de Ruas. Em 2012, com a temática Sons, Cores, Imagens e Sabores: Áfricas no Brasil, foram produzidos 57 livros.

Todas as ações são pensadas, planejadas e desenvolvidas por meio de dinâmicas que buscam a ampliação dos conhecimentos linguísticos dos estudantes do terceiro ciclo. Essas ações favoreçam a aprendizagem, buscando o diálogo entre as intervenções pedagógicas dos professores e dos profissionais da biblioteca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.